As Modalidades Tarifárias são conjuntos de tarifas que se aplicam ao consumo e demanda de potência de energia elétrica, de acordo com o grupo tarifário em que o consumidor está classificado. Portanto, caso você ou a sua empresa queiram economizar energia, é importante entender que existem as diferentes modalidades tarifárias, otimizando os custos da fatura de energia elétrica.

Mas, antes de explicar a função das modalidades tarifárias, é importante contextualizar o significado de horários ponta e horários fora ponta.

O que são os horários ponta e fora ponta e como podem te afetar?

Sabe aquele momento em que todos chegam do trabalho, ligam a televisão, o ar-condicionado, tomam um banho quente e usam o secador? Nessas situações, o sistema de energia acaba sendo muito demandado.

Para evitar que o sistema seja sobrecarregado, mesmo em horários de alto consumo, os horários ponta e fora ponta são essenciais para garantir o pleno funcionamento da distribuição de energia elétrica.

Também chamados de postos tarifários, essa diferenciação de horário é um período do dia em que a carga de utilização de energia elétrica é mais elevada, sendo sempre em horas consecutivas, geralmente entre 17h e 21h. O principal impacto desse período, conhecido como horário de ponta, está no seu preço mais elevado para os consumidores da alta tensão.

Para que servem as modalidades tarifárias?

Possuem o objetivo de alinhar o perfil de consumo elétrico de uma empresa com opções disponíveis de preços definidos pelas distribuidoras e aprovados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Quer entender mais sobre os órgãos reguladores de energia? Acesse aqui.

As modalidades tarifárias de energia são definidas de acordo com o Grupo Tarifário. Para o grupo A, que se encontram na alta tensão, estão disponíveis duas opções de enquadramento tarifário: a tarifa Azul e a tarifa Verde. Para os consumidores do grupo B, unidades da baixa tensão, também existem duas diferentes tarifas, sendo elas a tarifa Branca e a tarifa Convencional Monômia.

Já conhecia quais eram os grupos tarifários que existem no mercado de energia? Confira aqui para saber mais sobre.

Grupo A | Tarifa Azul

A modalidade tarifária azul é caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia (horário ponta ou fora ponta). Todos os consumidores pertencentes aos subgrupos A1, A2 ou A3 são obrigados a adotar a tarifa azul, sendo esta opcional para os demais consumidores do grupo A.

Grupo A | Tarifa Verde

Já a modalidade tarifária verde, assim como a azul, é também caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia e apenas uma única tarifa para a demanda de potência.

Essa tarifa é aplicável somente aos consumidores pertencentes aos subgrupos A3, A4 e AS do grupo A. Desta forma, apenas o custo do consumo é calculado considerando o consumo ponta e fora ponta, e o custo da demanda é calculado sem considerar variações.

Grupo B | Tarifa Branca

A tarifa branca também é caracterizada por tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia. Podem aderir à tarifa branca os consumidores residenciais, denominado subgrupo B1, os rurais, também conhecidos como subgrupo B2 e a classe industrial, de comércios e serviços, denominados subgrupos B3.

Grupo B | Tarifa Convencional Monômia

Essa tarifa convencional monômia é atualmente aplicada para os consumidores do grupo B. Ela tem uma tarifa única para o consumo de energia, independente do horário ponto e fora ponto.

E como isso pode me beneficiar?

É importante estar atento aos fatores que compõem a sua conta de energia e entender se sua empresa, comércio ou residência estão aproveitando o melhor do mercado de energia, com o melhor enquadramento tarifário e as condições ideais de contração.

Clique aqui para entender como ler sua fatura de energia.

Conte com a Matrix para te ajudar no gerenciamento da energia. Entendemos o seu perfil de consumo, para oferecer as melhores soluções, especialmente pensadas para você.

Além disso, ao migrar para o Mercado Livre de Energia, você pode ficar livre da diferenciação de preço por postos tarifários, através da contratação de um montante de energia negociado com a Matrix Energia.

Entenda o que é e como funciona o Mercado Livre de Energia.

A Matrix tem ampla experiência e pode fornecer toda a assessoria e suporte para ajudá-lo a gerir seus gastos com energia e se beneficiar de todas as vantagens que este segmento oferece a você ou ao seu negócio.

Podemos mudar o seu relacionamento com energia e te ajudar a trilhar um caminho mais rentável e renovável. Nós já economizamos mais de R$ 1 bilhão para nossos clientes, dentre eles: Toyota, Burguer King, Panasonic e mais. Faça como nossos mais de 1.000 clientes e solicite uma simulação de economia gratuita.