A sustentabilidade é uma das principais preocupações do mundo moderno. Com o aquecimento global e a escassez de recursos naturais, as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a adotar práticas sustentáveis.
Com isso, o Mercado Livre de Energia (MLE) tem se destacado como um importante ambiente para a promoção da sustentabilidade. Ele oferece às empresas a possibilidade de escolherem seus fornecedores de energia, de acordo com seus critérios ESG.
Neste artigo, vamos entender o que é ESG e como o Mercado Livre de Energia desempenha um papel fundamental na promoção destes princípios, impulsionando as empresas rumo a um futuro sustentável.
O que é ESG?
ESG, do inglês Environmental, Social e Governance, é uma sigla que representa os pilares essenciais para avaliar o desempenho de uma empresa em questões de impacto ambiental, responsabilidade social e de governança corporativa.
O pilar ambiental refere-se à proteção e preservação do meio ambiente, por meio da redução da poluição, da conservação dos recursos naturais e do combate às mudanças climáticas.
Já a responsabilidade social, indica ações voltadas para a geração de um impacto positivo na sociedade, por meio da promoção da igualdade, da justiça social e da inclusão. Essas práticas devem visar o desenvolvimento econômico e ético-social de seus colaboradores, como segurança no trabalho, boas práticas trabalhistas, incentivo a diversidade cultural, doações de recursos financeiros para iniciativas sociais, dentre outras ações.
A última letra da sigla ESG diz respeito à governança, transparência, ética e à responsabilidade corporativa. Nesse contexto, o aspecto governança envolve estratégias que são realizadas para fortalecer a cultura da empresa e o controle dos processos internos, respeitando normais, leis e evitando práticas que ferem a ética.
Cada vez mais investidores, clientes e stakeholders têm valorizado organizações que estão comprometidas com essas práticas. Portanto, esse conjunto de ações empresariais ajudam no alinhamento do interesse da organização aos interesses de seus stakeholders e são, também, uma forma de avaliar o seu desempenho e comprometimento, contribuindo para uma imagem corporativa mais forte e aumento de sua competitividade.
Como o MLE facilita o ESG nas empresas?
O Mercado Livre de Energia oferece às empresas diversas vantagens que facilitam a adoção de práticas ESG.
Também chamado de Ambiente de Contratação Livre (ACL), o MLE oferece aos consumidores um ambiente de negociações bilaterais. Nesse modelo, os consumidores possuem mais liberdade de escolha.
Através de produtos especialmente pensados para a sua empresa, você tem acesso a preços mais competitivos, condições de contratação mais favoráveis, além de diversos outros benefícios.
Que entender melhor como o mercado livre de energia funciona? Clique aqui.
O Mercado Livre de Energia representa não apenas uma mudança na forma como as empresas adquirem energia, mas uma renovação em direção a práticas empresariais mais sustentáveis, como:
Contratos de energia com fontes renováveis: As empresas podem contratar energia proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica. Isso ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a contribuir para a diversificação da matriz energética;
Certificações ESG: As organizações podem obter certificações ESG, que comprovam seu compromisso com a sustentabilidade. Os I-RECs, por exemplo, são uma forma de comprovar a origem renovável da energia consumida pelas empresas.
Para entender mais sobre certificados I-RECs clique aqui.
Investimentos em eficiência energética: É possível investir em eficiência energética, por meio de medidas como a modernização de equipamentos e a adoção de práticas de uso consciente da energia. Além de promover uma gestão eficiente dos recursos, isso ajuda a reduzir o consumo energético e, consequentemente, os custos.
Rumo a um Futuro Sustentável
A evolução constante das demandas pelo ESG exige que as empresas estejam sempre atentas às novas oportunidades e desafios.
O Mercado Livre de Energia surge como uma opção atrativa para empresas que buscam esta chance de serem mais conscientes. O mercado tem um potencial importante para contribuir para um futuro sustentável, alinhado as práticas ESG, pois pode promover a adoção de fontes de energia renováveis e um consumo mais inteligente.
A crescente demanda por energia renovável e a conscientização dos consumidores sobre a importância da sustentabilidade têm impulsionado a expansão do Mercado Livre de Energia (MLE). No Brasil, o MLE está em constante expansão. Em 2023, cerca de 38% do consumo de energia no Brasil estava neste mercado, também responsável por cerca de 90% do consumo industrial do país.
A expectativa é que o Mercado Livre de Energia continue a crescer nos próximos anos, contribuindo cada vez mais para um futuro sustentável. À medida que as empresas entendam mais sobre a importância da sustentabilidade no mundo corporativo, acredita-se que o MLE se torne ainda mais relevante na decisão de contratação de energia.
Conte com a Matrix para trilhar um caminho mais rentável e renovável no Mercado Livre de Energia. Nós já economizamos mais de R$ 1 bilhão para nossos clientes, dentre eles: Toyota, Burguer King, Panasonic e mais. Faça como nossos mais de 1.000 clientes e comece a economizar. Solicite uma simulação de economia gratuita.
Você também pode se interessar por:
A Diferença entre Mercado Livre de Energia e Mercado Cativo de Energia
Vantagens de aderir ao Mercado Livre de Energia.
Como a adesão ao Mercado Livre de Energia contribui para a sustentabilidade das empresas?