Atualmente, no Brasil, temos uma matriz elétrica brasileira muito diversa, entretanto, por muito tempo não foi assim. O país era dependente das usinas hidrelétricas. Em períodos de crise hídrica, era necessário recorrer às usinas termelétricas para suprir o abastecimento da população. Porém, elas são altamente poluentes. 

Com isso, a fonte eólica surge como alternativa para contribuir para um futuro mais renovável. Assim, considerando a importância desse tipo de energia, nesse artigo, vamos explicar como ela é gerada e qual a sua relevância. 

O que é a energia eólica? 

É a energia obtida a partir da força dos ventos. É uma fonte renovável, de recurso inesgotável, considerada 100% limpa e livre de efeitos poluentes. 

Atualmente responsável por +13% da geração do país, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a energia eólica é considerada a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira, atrás apenas das hidrelétricas e das termoelétricas.  

Além disso, ela é considerada uma fonte alternativa, assim como a energia solar, porque complementa e robustece o sistema de geração de energia do país e reduz a dependência das usinas hidrelétricas. Em períodos de escassez hídrica, por exemplo, os níveis de reservatórios ficam mais baixos, sendo preciso recorrer a outras fontes de energia para garantir o fornecimento para todo o país. 

Como acontece a geração da energia eólica? 

A energia eólica é gerada a partir dos ventos que movimentam as pás das turbinas e ativam os aerogeradores. Esse movimento gera energia mecânica, que é transformada em energia elétrica por meio dos geradores.  

Essas turbinas são instaladas em regiões mais altas com o objetivo de captar a maior quantidade de vento possível. O conjunto de aerogeradores são chamados de parques eólicos, que podem ser localizados tanto em terra (onshore) quanto no mar (offshore).  

Os tipos de energia eólica 

Existem dois tipos de energia eólica: onshore e offshore. A energia eólica onshore é gerada em terra e as pás dessas turbinas são menores, devido ao espaço mais reduzido.  

Já a energia offshore é gerada em parques localizados dentro do mar. O benefício é que o vento alcança uma velocidade maior e constante, porque não existem barreiras físicas dentro do oceano, como construções, favorecendo o aproveitamento do ambiente. Assim, as turbinas desse tipo de energia eólica possuem pás maiores e são fabricadas com material mais resistente a umidade e corrosão.  

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), o Brasil concluiu o primeiro semestre de 2023 com um acréscimo de 5,1 GW na geração de energia elétrica. Desses, 2,3 GW, ou seja, 44,53% do total é de fonte de energia eólica, confirmando uma maior participação de energias renováveis na matriz elétrica nacional.  

Como comprar energia eólica? 

O setor energético brasileiro é atualmente segmentado em dois ambientes. O primeiro deles é o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde os consumidores são obrigados a comprar energia das distribuidoras locais. Nele, não existe a possibilidade de escolha ou negociação dos termos contratuais e os consumidores permanecem reféns das tarifas e ao preço da energia, que são repassados aos clientes da região compreendida pela área de concessão da concessionária local. 

Por outro lado, existe o Ambiente de Contratação Livre (ACL), também chamado de Mercado Livre de Energia, que oferece aos consumidores um ambiente de negociações bilaterais. Nesse modelo, geradores, comercializadores e consumidores podem negociar diretamente. Os consumidores possuem a oportunidade de definir preço, volume, prazo, tipo de energia e mais, através de contratos de energia personalizados.  

Essa negociação garante mais benefícios para o consumidor, que usufrui de uma energia mais barata, negociações mais favoráveis, de acordo com suas necessidades específicas e diversos outros benefícios. 

Quer entender melhor como esses dois mercados de energia funcionam? Clique aqui. 

Como reduzir custos com energia de maneira sustentável? 

A adesão ao Mercado Livre de Energia pode ser uma estratégia inteligente para as empresas que desejam caminhar rumo a sustentabilidade e reduzir custos. 

Ao optar por fontes de energia renovável e adotar práticas mais eficientes e rentáveis, as empresas contribuem para a redução das mudanças climáticas e demonstram responsabilidade ambiental.  

Conte com a Matrix para trilhar um caminho mais rentável e renovável, de forma segura e confiável. Nós já economizamos mais de R$ 1 bilhão para nossos clientes, dentre eles: Toyota, Burguer King, Panasonic e mais. Faça como nossos mais de 1.000 clientes e solicite uma simulação de economia gratuita.