Você sabia que a energia no Mercado Livre é negociada por meio de contratos? Então, clique aqui e confira para saber mais com a Matrix!
Se você já ouviu falar sobre o Mercado Livre de Energia (MLE), deve saber que é um ambiente de livre negociação de energia. Isso pode parecer um pouco confuso e você pode se perguntar: mas o que vai mudar no meu dia a dia? Como eu contrato energia de uma empresa que não está na minha região?
Toda energia gerada percorre um caminho até a sua casa, ou seu trabalho: esse é o que vamos chamar de “mundo físico”. Em paralelo, essa mesma energia é negociada em contratos de compra e venda no “mundo comercial”. Nesse artigo vamos apresentar as diferenças entre esses dois mundos e esclarecer o que mudará na sua rotina ao migrar para o Mercado Livre de Energia.
O que é o Mercado Livre de Energia?
Se você não conhece o Mercado Livre, provavelmente você está no Mercado Cativo, onde o consumidor, obrigatoriamente, firma um contrato com a distribuidora local pela compra e entrega da energia.
No Mercado Livre de Energia, empresas têm acesso a uma energia mais barata. Através de produtos especialmente pensados para a sua empresa, você tem acesso a preços mais competitivos, condições de contratação mais favoráveis, além de diversos outros benefícios.
O Mercado Livre é um ambiente de livre negociação de contratos de energia. Consumidores têm a oportunidade de comprar energia através de contratos negociados diretamente com comercializadores e geradores de energia.
Clique aqui e conheça mais sobre o Mercado Livre de Energia.
O que muda no dia a dia do Consumidor Livre x Cativo?
Para esclarecer as diferenças entre os dois mercados, podemos observar a divisão do MLE entre o Mundo Físico e o Mundo Comercial. Isso ocorre porque, na esfera física, nada muda. A energia continua sendo gerada pelas usinas e distribuída até você pela sua distribuidora local, através dos postes e fios que você está acostumado a ver pela cidade, conhecido como Sistema de Distribuição. Sua distribuidora é e sempre será a responsável pela entrega física da energia para sua casa, indústria ou comércio. A diferença no Mercado Livre está no âmbito comercial, da compra e venda de energia, através da possibilidade de livre negociação de contratos entre os geradores, comercializadores e consumidores.
Mundo Físico
Para entender o mundo físico, você precisa saber que existe o Sistema Interligado Nacional (SIN), composto por geração, transmissão, distribuição e consumo de energia – ou seja, com o caminho da energia elétrica, a operação dos sistemas.
Este é o sistema que permite que toda a energia gerada no território nacional seja entregue até os consumidores de forma segura e confiável. Os geradores de energia, que são as usinas hidroelétricas e termoelétricas, parques eólicos e solares, são responsáveis pela produção de energia, que é transportada por meio da “rede básica”, no processo de transmissão, até chegar na etapa de distribuição da energia, que fica encarregada pela entrega da energia ao consumidor final. No SIN, geradores geram a energia e injetam no sistema elétrico, e essa energia percorre um caminho até chegar ao consumidor final. É interessante notar que toda a energia gerada e injetada no sistema é consumida, não podendo haver sobras nem faltas.
Mundo Comercial
No mundo comercial do Mercado Livre de Energia, todos os agentes do mercado podem negociar energia entre si, independente de distâncias.
A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) surge, deste modo, como ponto de contato entre esses dois mundos, viabilizando a comercialização de energia elétrica no Brasil. A CCEE faz a contabilização das negociações de compra e venda de energia e executa leilões de energia, dentre outras responsabilidades.
Eu posso comprar energia de fornecedores em outros estados?
Na ilustração acima, é possível observar que não existem fronteiras para a contratação de energia. Mesmo que a Matrix Energia, por exemplo, seja sediada em São Paulo, consumidores do Brasil todo podem contratar energia e usufruir de seus benefícios, porque o mundo contratual existe paralelamente ao mundo físico. Por isso, a barreira geográfica não afeta a negociação do Mercado Livre de Energia.
Com isso, podemos concluir que
Apesar do mundo comercial depender do mundo físico, as operações acontecem de formas distintas.
Porém, o SIN é um sistema interligado. Nele, é injetada a energia de usinas espalhadas por todo o Brasil, para abastecer todo o consumo nacional. Por isso, não existem limitações comerciais para a compra e venda de energia, e essa negociação pode acontecer entre agentes de qualquer região do país.
Onde quer que a sua empresa esteja, a Matrix pode te ajudar a trilhar um caminho mais rentável e renovável. Nós já economizamos mais de R$ 1 bilhão para nossos clientes, dentre eles: Toyota, Burguer King, Panasonic e mais. Faça como nossos mais de 1.000 clientes e solicite uma simulação de economia gratuita.